quinta-feira, 31 de março de 2011

Carroça vazia

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, e de uma carroça vazia.
Perguntei-lhe então:
- Como o senhor sabe que a carroça estava vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu ele, é muito fácil saber se uma carroça está vazia por causa do barulho.
- Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, tratando o próximo com grossura,
prepotente, interrompendo a conversa dos outros ou querendo demonstrar que é dona da verdade,
tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai, dizendo:
“Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz…”

Autor desconhecido por mim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário