sábado, 8 de janeiro de 2011

Bacalhau da Dona Gê

Dona Gê ou dona Geralda, como eu a chamava, era minha sogra. Essa receita é muito especial, não só por ser um prato maravilhoso, mas por tudo o que significou pra mim. Eu chamo de Bacalhau da União, pois ele estava sempre presente nas festas de Final de Ano.
A Dona Geralda preparava esse bacalhau com muito carinho, sempre com minha ajuda e com a ajuda da outra nora, a Helena, que é minha amiga de infância, além de co-cunhada e cumadres. O momento do preparo, até o momento de saborear era sempre muito especial, principalmente porque nos reuníamos com muita alegria em torno da mesa sempre farta.  
Dona Geralda com seu jeitinho especial de ser, nos deixou essa receita, recheada de lembranças dos bons momentos que tivemos enquanto ela esteve conosco.

Viva o Bacalhau da União!!!

A receita não tem uma precisão, porém darei uma idéia de como fazê-la e você com sua criatividade, vai criar o seu Bacalhau!!

Ingredientes

2 kg de bacalhau
1 kg de batatas (aproximadamente)
1 kg de tomates(aproximadamente)
1/2 kg de cebolas fatiadas
Pimentão Vermelho, amarelo e verde (a gosto)
Cheiro Verde
Orégano
Azeite
Azeitonas Pretas

Dessalgar o bacalhau (deixar com água um dia antes, e ir trocando a água várias vezes)
No dia de prepará-lo, ferventar o mesmo
Desfiar o bacalhau, e ir fazendo as camadas. 
Levar ao fogo...assim que as batatas estiverem cozidas, está pronto o Bacalhau da União. 


A foto acima é do Bacalhau que a Helena preparou na Véspera do Ano Novo, na passagem para 2011...receita da Dona Gê.



Helena, Dona Geralda e Eu



Nenhum comentário:

Postar um comentário